Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

No dia 4 de fevereiro foi assinalado o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Apesar dos avanços na medicina, o cancro é a segunda maior causa de morte em Portugal, sendo a primeira as doenças cardiovasculares. Os cancros com maior prevalência são o cancro do pulmão, mama, colorretal e próstata, sendo a mortalidade superior no cancro da próstata e pulmão. 

A adoção de estilos de vida saudáveis podem reduzir a exposição a alguns fatores de risco e desta forma a probabilidade do desenvolvimento de cancro. Os fatores de risco mais comuns para o cancro, são:

Tabaco- O consumo de tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir.  Em Portugal, todos os anos morrem cerca de 3100 pessoas com cancro do pulmão.  Usar produtos de tabaco ou estar regularmente em contacto com o fumo aumenta o risco de cancro.

Envelhecimento- A maioria dos cancros ocorre em pessoas com mais de 65 anos. No entanto, o cancro pode surgir em pessoas de todas as idades, incluindo crianças.

Álcool- Beber mais de duas bebidas alcoólicas por dia, durante muitos anos, pode aumentar a probabilidade de desenvolver cancro da boca, da garganta, do esófago, da laringe, do fígado e da mama. O risco aumenta conforme a quantidade de álcool que uma pessoa ingere.

Dieta pobre, falta de atividade física ou excesso de peso- As pessoas que têm uma dieta pobre que não praticam atividade física suficiente, ou que têm excesso de peso, podem ter um risco aumentado para vários tipos de cancro.

Luz solar- A radiação ultravioleta (UV) provém do sol, de lâmpadas solares e de câmaras de bronzeamento; provoca o envelhecimento precoce da pele e alterações que podem originar cancro de pele.

Anterior
Anterior

Novo Serviço: Despiste de Infeção Urinária disponível nas Farmácias Parreira

Próximo
Próximo

Campanha de Vacinação COVID 19 e Gripe 2023/2024