Medicamento inovador para o tratamento da Obesidade
Desde o final do mês de Novembro que está disponível no mercado nacional a inovação mais recente dos medicamentos destinados ao tratamento da diabetes mellitus tipo 2, destacando-se os seus resultados significativos no controlo da obesidade e do excesso de peso. O medicamento tem o nome de Mounjaro e o seu princípio ativo é a Tirzepatida.
É um novo medicamento para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlada, como um complemento da dieta e do exercício físico. Está aconselhado para perda e manutenção de peso em adultos com obesidade ou excesso de peso com, pelo menos, uma comorbilidade relacionada com o peso, como hipertensão arterial, dislipidemia ou apneia obstrutiva do sono, por exemplo.
A tirzepatida atrasa o esvaziamento gástrico, o que gera sensação de saciedade. Além disso, também estimula a produção de insulina, sendo, assim, o primeiro medicamento deste tipo a ser comercializado. Quanto à administração, o medicamento encontra-se sob a forma de caneta pré-cheia e deve ser administrado por injeção subcutânea no abdómen, na coxa ou na parte superior do braço. A dose pode ser administrada a qualquer hora do dia, independentemente da refeição.
Quanto a reações adversas, as mais comuns são a nível gastrointestinal: náuseas, vómitos e diarreia. Deve haver especial atenção às situações de desidratação, que podem ocorrer em consequência das reações adversas descritas anteriormente.
Conteúdo Produzido por Susana Silva - Farmacêutica Farmácia Parreira Verderena